Seguidores

Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

#HaddadDeusDoTrovão


#HadadDeusDoTrovão


"Hadad (ou Haddad, Adade) era o antigo deus semítico da tempestade, chuva e trovão, cultuado na Mesopotâmia e Canaã desde cerca de 2500 a.C.. 

Frequentemente retratado segurando raios, era considerado uma divindade poderosa e popular, associada ao clima e à fertilidade, sendo também cultuado pelos sumérios e acádios.

Aqui estão os detalhes principais sobre o deus Hadad: Origem e Nomes:
Conhecido como Hadad, Haddu, Adad (acadiano) ou Iškur (sumério), com variações como Baal

Domínio: Era o senhor das tempestades, chuva, relâmpagos e trovões, sendo temido e reverenciado por seu poder sobre a natureza.

Importância Cultural: Era popular nas regiões da Síria e Babilônia. Curiosidades apontam que ele teria influenciado o culto ao deus dos raios, com o sacrifício de bois em sua honra para evitar destruição.

Significado do Nome: O termo pode estar relacionado à palavra árabe haddat, que significa "trovão".

Diferenciação: Deve ser distinguido de Hades (deus grego do submundo).

O nome Hadad, de origem semítica, também é encontrado em contextos bíblicos, referindo-se a um edomita adversário de Salomão, e é um sobrenome comum, significando "ferreiro"."



"Adad (provavelmente derivado da palavra árabe haddat,"trovão") era o deus acadiano do clima, sendo um deus popular nas regiões norte da Síria e da Babilônia. Outras culturas na região chamavam o deus de Ishkur, Remon, Addu, Hadad ou Baal-Hadad. Sua consorte é usualmente apontada como sendo a deusa síria Atargatis.

Tido como filho do deus do céu Anu, Adad detinha o poder sobre as tempestades e a chuva. Ele foi muitas vezes retratado como um guerreiro segurando um raio bifurcado ou um clube, e sua montaria era um touro, cujos berros e rugido eram como o som do trovão.

Como o próprio tempo, Adad tinha dois lados: um benéfico e outro destrutivo. Como o portador da chuva, Adad era saudado como o "Senhor da Abundância", cujo dom tornava as colheitas férteis e a terra nutrida. Pessoas de muitas terras áridas da Mesopotâmiao adoravam por este motivo. Como o portador de seca ou de temíveis tempestades, no entanto, Adad podia atacar seus inimigos com a fome, inundações, escuridão e morte."

Nenhum comentário:

Postar um comentário